Proteção de Taludes
Proteção superficial de taludesO revestimento de taludes com concreto aplicado manualmente, consiste na aplicação de uma mistura de concreto sobre uma tela metálica soldada, sendo esta devidamente ancorada na área a ser tratada. O concreto é constituído por brita 0 (zero), areia lavada e cimento, devendo a mistura ser bem dosada. O correto preparo da superfície a ser revestida é de fundamental importância para a qualidade e durabilidade do produto acabado, devendo estar firme, coesa e isenta de matéria orgânica (folhas, raízes, caules, etc.) ou qualquer outra substância que prejudique a aderência do concreto ao substrato.
Se necessário, eventuais irregularidades no substrato podem ser corrigidas com a aplicação de uma mistura de solo-cimento, conferindo assim, uma superfície de efeito geométrico regular para aplicação do concreto. Estando pronta a superfície a revestir, procede-se à execução dos chumbadores. Este passo consiste na perfuração do solo por meio de trado manual ou outra ferramenta apropriada, a uma profundidade definida em projeto, sendo usualmente de 0,5 a 1 metro, seguida do preenchimento do furo com nata de cimento ou concreto, e inserção de uma barra de aço com diâmetro de 1/2". A finalidade do chumbador é fixar a tela metálica, evitando que o conjunto (tela-concreto) deslize sobre a superfície.
Patologias no revestimento A tela metálica empregada tem a finalidade de absorver as tensões provenientes de dilatação e retração da massa de