Proteção de lt's
FACULDADE PIO DÉCIMO
CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
DISCIPLINA: OPERAÇÃO E CONTROLE DE SISTEMAS ELÉTRICOS
ARACAJU – SERGIPE
MÉTODOS DE TELEMEDIÇÃO
Aracaju, Outubro de 2005
MÉTODOS DE TELEMEDIÇÃO
1. INTRODUÇÃO
A operação dos sistemas de potência requer que uma grande quantidade de informações esteja continuamente disponível para os despachantes do sistema. Os sistemas cobrem áreas geográficas relativamente grandes e, conseqüentemente, pontos de geração, interligações com outros sistemas e grandes cargas podem estar separadas por grandes distâncias. A medição remota em pontos estratégicos é usada a fim de que as informações sobre carga supridas, fluxo de reativos, tensões de barramento, etc, possam ser postas à disposição para fins de indicação ou de controle automático.
A indicação da medição feita á distância é chamada de “telemedição”. Vários métodos de telemedição foram desenvolvidos e estão em pleno uso nas concessionárias e em indústrias.
Basicamente há dois tipos de telemedição: “analógica” e “digital”. Na telemedição analógica, uma tensão, corrente ou freqüência proporcional à grandeza ser medida, é gerada e transmitida por um canal de comunicação para o local de recepção, onde o sinal recebido é introduzido a um medidor calibrado para indicar o valor da grandeza que está sendo medida, ou é enviado diretamente para um dispositivo de controle, tal como um computador de despacho.
Na telemedição digital, o valor da grandeza a ser medida é convertido para um código na qual a seqüência de pulsos transmitidos indica este valor. Uma das maiores vantagens da telemedição digital é que a precisão dois dados não é perdida na transmissão de um local pra ao outro. A precisão da telemedição será discutida posteriormente em maior profundidade.
É interessante examinar os princípios básicos da telemedição antes de se discutir