Proteção contra incêndio
R - É a combinação do combustível com o calor e o oxigênio do ar atmosférico. 2- Conceitue líquidos inflamáveis.
R- Todo líquido que possua ponto de fulgor inferior a 70°C e pressão de vapor que não exceda 2,8 kg/cm² absoluta a 37,7°C. 3- Conceitue gases inflamáveis.
R- São aqueles capazes de provocar reações térmicas. 4- Conceitue líquidos combustíveis.
R- Todo líquido que possua ponto de fulgor igual ou superior a 70°C e inferior a 93,3°C. 5- Conceitue ponto de fulgor.
R- É a menor temperatura na qual um combustível libera vapor em quantidade suficiente para formar uma mistura inflamável por uma fonte externa de calor. 6- Conceitue temperatura crítica.
R- É a temperatura em que acima dela a substância só pode existir na forma de gás. 7- Qual a diferença entre líquido inflamável e combustível?
R- O ponto de fulgor dos combustíveis é mais alto que o dos inflamáveis 8- Quais os requisitos técnicos que devem ser atendidos para uma estocagem de líquidos inflamáveis e combustíveis?
R- De acordo com a NBR 7505, as instalações projetadas e construídas devem obedecer às boas práticas de engenharia, aos procedimentos internos e controles de qualidade inerentes e devem estar documentadas adequadamente para viabilizar a aprovação, vistoria e fiscalização dos órgãos competentes. Esta documentação deve incluir, sem se limitar a estes itens:
· Projeto completo, englobando as disciplinas arquitetura/civil, segurança, mecânica e elétrica/instrumentação;
· Anotações de responsabilidade técnica dos projetos civis, segurança, mecânicos e elétricos, da construção e montagem eletromecânica, dos testes e ensaios;
· Laudos dos ensaios hidrostáticos dos tanques (NBR 7821) e das linhas
(ASME B 31.1 e ASME B 31.4);
· Laudos da soldas dos tanques (tetos e costados) e das linhas;
· Laudos das soldas do fundo dos tanques (NBR 7821) e da resistência da malha de aterramento (NBR 7824). 9- Quais os cuidados que se deve