Proteção contra incêndio
00CONTROLE
DE SINISTRO left250002672715PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO
900007300PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO righttopGrupo: Ana Flávia
Fernando
Lucimar
Natália
Marcos
Stéfani
3º Módulo – Manhã
Prof.: Farley
40000100000Grupo: Ana Flávia
Fernando
Lucimar
Natália
Marcos
Stéfani
3º Módulo – Manhã
Prof.: Farley
rightcenter0
Introdução
Busca-se com este trabalho abordar a difícil tarefa de controle e combate a incêndio na indústria da Construção Civil.
A característica itinerante desta indústria, somada à sua complexidade peculiar no que diz respeito aos trabalhadores e aos riscos aos quais eles estão expostos dificulta a implantação de programas preventivos.
Infelizmente todas as leis, códigos e normas criados e aperfeiçoados para a prevenção contra incêndios dizem respeito somente a edificações já construídas. Existem muito poucas recomendações, normas e diretrizes brasileiras para edificações ainda em construção, ou seja, não há regulamentação para a proteção contra incêndio dos trabalhadores nos canteiros de obras. Só em 2010, foram registrados 154.895 casos de incêndio no país.
Desenvolvimento
Por ser uma atividade temporária, muitas vezes os canteiros não são planejados para operar com eficiência e segurança, resultando em desperdício de materiais, de tempo e inúmeras vezes em acidentes.
O tema da segurança e saúde na construção é relevante não só por se tratar de uma atividade perigosa, mas também, e, sobretudo, porque a prevenção de acidentes de trabalho nas obras exige enfoque específico, tanto pela natureza particular do trabalho de construção como pelo caráter temporário dos centros de trabalho (canteiros de obras) do setor.
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), ao criar as normas regulamentadoras (NR) referentes à Segurança e Saúde do Trabalho em 1977, dedicou a NR 18 a “Obras de construção, demolição e reparos” com a finalidade de promover condições de saúde e segurança nos canteiros de obra. A