Proteção contra incendio
BRUNA CRISTINA KUNTSMANN
CAMILA CORÁ RAMIRES
JACQUELINE DURAZZO
JESSICA NATACHA PERUSSI
MARCOS VINICIOS ARAÚJO
PAULO HENRIQUE VILELA CORREIA
VANESSA PEREIRA DE AZEVEDO
PROJETO TÉCNICO DE PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO E EXPLOSÕES
São Paulo
2013
1. INTRODUÇÃO
Com o incêndio ocorrido no mês de janeiro de 2013 na casa noturna Kiss no município de Santa Maria/RS que ceifou cerca de 241 vidas, muitas discussões foram iniciadas acerca sistemas e projetos de prevenção e combate à incêndio. Autoridades, órgãos públicos e profissionais da área da engenharia passaram a ser questionados quanto sua participação e responsabilidades sobre esse triste episódio assim como os proprietários da boate.
Porém, tragédias como essas poderiam ser evitadas com a revisão da legislação, atuação de fiscalização por parte das autoridades competentes no assunto e comprometimento com os regulamentos técnicos por parte dos profissionais que atuam em projetos de prevenção, além disso, evidente que o compromisso dos empresários em dispor de um ambiente seguro quer para seus empregados quer para seu público consumidor.
Estatisticamente, com o decorrer do tempo, é possível verificar o crescimento acelerado das grandes metrópoles, onde se percebe a verticalização avançada em grande escala, e muitas vezes de forma mais rápida do que o habitual, e ainda com as melhorias tímidas, é verdade, da legislação e normas que tratam sobre a prevenção de incêndios, presenciamos ocorrências de incêndios de pequenas e grandes proporções.
Muito se pode fazer para evitar que esses eventos indesejados ocorram. A respeito desse assunto, o Decreto 56.819/11 do Estado de São Paulo instituiu o regulamento de segurança contra incêndio das edificações a áreas de risco no Estado de São Paulo, que dispõe de medidas contra incêndio nas edificações, tendo como objetivo proteger a vida dos ocupantes da edificação e área de risco em caso de incêndio;