protesto
Central IET
1 - Em nosso site o título esta como protestado “data de ontem” e o cliente diz que ligou no cartório “hoje” e que disseram não há informações sobre este título.
Pergunta: demora muito para o banco informar ao cartório sobre o protesto? Temos como consultar outra tela fora a analítica?
A informação da solução do título parte do próprio cartório, por ser esse o responsável pelo processo, o banco age apenas como mandatário. Muitas vezes o cartório não possui ferramentas de pesquisa e a informação não está correta.
2 – Às vezes o titulo tem a instrução de protesto cadastrada faz tempo e o histórico fica tem atualização de informações, quais são os motivos para que isto ocorra?
Se for um título antigo é necessário questionar a área de protesto para verificação junto ao cartório. Se for título recente é que ainda encontra-se pendente de solução.
3 - Eu tenho duvidas de quase todos os motivos de sustação de protesto deste link: http://sscorp6.itau/sites/pj/Paginas/Cobranca/Fluxo%20de%20Protesto/motivos_sustacao_protestos.aspx
No SharePoint informa a mensagem que pode aparecer para o cliente, mas não a solução, muitas vezes não temos noção de como orientá-lo a resolver o problema, a nossa única opção é mandar e-mail para o gerente entrar em contato com o PROTESTO ITAU e verificar por lá o significado, mas isso faz com que o nosso fluxo de e-mail e o TMA aumente.
Na questão 3 podemos resumir o significado de cada motivo?
Em sua maioria são auto-explicativas, mas expliquei algumas
4 - Em quais casos mandamos para a CENTRALIZADORA DE PROTESTOS?
Casos em que o beneficiário alega que houve a liquidação (enviar a copia do boleto autenticado ou comprovante de quitação do cartório) ou títulos sem solução onde a data é superior ao prazo médio informado na analítica.
5- Qual o prazo para retorno da aceitação do cartório quando é comandada a sustação do protesto?
O cartório deve informar ao banco em até 3 dias úteis,