Protestantismo: resumo de biografias e história
Protestantismo: A reforma protestava contra os abusos que alguns representantes da igreja praticavam. A consequência disso foi a expulsão de Martinho Lutero e os adeptos à sua reforma da igreja católica, acabando então por iniciar outra forma de catolicismo.
2 – Biografias: a) Martinho Lutero: Precursor da Reforma Protestante na Europa. Nascido na Alemanha em 1483. Fez parte da ordem agonistina. Em 1507, foi ordenado padre, mas devido às suas ideias que eram contrárias as ideias pregadas pela igreja católica, ele foi excomungado.
b) João Calvino: Enquanto na Alemanha a reforma era liderada por Lutero, Na França e na Suíça a Reforma teve como líderes João Calvino e Ulrico Zuínglio. João Calvino foi inicialmente um humanista. Foi integrante do clero, todavia não chegou a ser ordenado sacerdote romano. Depois do seu afastamento da Igreja romana, este intelectual começou a ser visto como um representante importante do movimento protestante.Vítima das perseguições aos huguenotes na França, fugiu para Genebra em 1533 onde faleceu em 1564.
c) Henrique VIII: Embora Henrique VIII tivesse defendido a Igreja Romana com o livro Assertio Septem Sacramentorum (Defesa dos Sete Sacramentos), que contrapunha as 95 Teses de Martinho Lutero, Henrique promoveu a Reforma Inglesa para satisfazer as suas necessidades políticas. Sendo este casado com Catarina de Aragão, que não lhe havia dado filho homem, Henrique solicitou ao Papa Clemente VII a anulação do casamento. Perante a recusa do Papado, Henrique fez-se proclamar, em 1531, protetor da Igreja inglesa. O Ato de Supremacia, votado no Parlamento em novembro de 1534, colocou Henrique e os seus sucessores na liderança da igreja, nascendo assim o Anglicanismo.
d) Zuínglio: Foi o líder da reforma suíça e fundador das igrejas reformadas suíças. Zuínglio não deixou igrejas organizadas, mas as suas doutrinas influenciaram as confissões calvinistas. A