Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber
Biografia
Nasceu em Trier, Alemanha, em 5 de Maio de 1818. Foi um intelectual e revolucionário alemão, fundador da doutrina comunista moderna. Idealizador de uma sociedade com uma distribuição de renda justa e equilibrada. Atuou como economista, cientista social, filósofo, jornalista, historiador e teórico político. Foi um dos seguidores das idéias de Hegel.
Ultimo de sete filhos de uma família judaica. Em 1830, Marx iniciou seus estudos no Liceu Friedrich Wilhelm. Após terminar o curso secundário, matriculou-se na Universidade de Bonn para estudar Direito, e neste período escreveu versos apaixonados a sua amiga de infância Jenny von Westphalen, com quem casou anos depois, porem antes sofreu com a oposição da família de ambos, devido à diferença de classe social.
Transferiu-se para Universidade de Berlim, para concluir seus estudos, onde Hegel foi seu professor e reitor. Porém apaixonou-se pela História e Filosofia, afastando-se cada vez mais do Direito, tendo participado ativamente do movimento dos Jovens Hegelianos.
Formou-se em Iena, em 1841, com a tese Sobre as diferenças da filosofia da natureza de Demócrito e de Epicuro. Em 1842 assumiu a chefia da redação do Jornal Renano em Colônia, onde seus artigos radical-democratas irritaram as autoridades. Em 1843, mudou-se para Paris, editando em 1844 o primeiro volume dos Anais Germânico-Franceses, órgão principal dos hegelianos da esquerda. Entretanto, rompeu logo com os líderes deste movimento, Bruno Bauer e Ruge.
Conheceu Friedrich Engels neste mesmo ano, durante visita deste a redação do jornal. No seu período em Paris, Marx intensificou os seus estudos sobre economia política, os socialistas utópicos franceses e a história da França, produzindo reflexões que resultaram nos Manuscritos de Paris, mais conhecidos como Manuscritos Econômico-Filosóficos. De acordo com Engels, foi nesse período que Marx aderiu às ideias socialistas. Foi, no ano seguinte, expulso da França, radicando-se em