Émile Durkheim - Max Weber - Karl Marx
a) Quais as características de um fato social? Apresente um exemplo extraído da realidade social brasileira.
Segundo Émile Durkheim fato social consiste em maneiras de agir, de pensar e de sentir que exercem poder de coerção sobre o individuo. E são três fatos que consiste os fatos sociais, que são Coerção, Exterioridade e Generalidade; e suas características são: Coerção se caracteriza pelas suas forças dos padrões culturais do grupo que os indivíduos integram. Esses padrões culturais são fortes de tal maneira que obrigam os indivíduos a cumpri-los.
Exterioridade se caracteriza em transmitir o fato desses padrões culturais serem “exteriores aos indivíduos”, ou seja, o fato de virem do exterior e de serem independentes das suas consciências.
Generalidade se caracteriza pelos fatos sociais que existem não para um individuo especifico, mas para a coletividade. Podemos perceber a generalidade pela propagação das tendências dos grupos pela sociedade, por exemplo.
O exemplo a ser citado apresenta um exemplo de um fato social da realidade brasileira, nesse caso é coerção apresenta para a realidade brasileira a força pública, no qual a manutenção de tais estabilidades sócias exige-se para manutenção da segurança social contra os inimigos públicos, a policia, seja ela civil ou federal exige-se uma força armada para dar uma proporção de segurança para sociedade, esse exemplo é apenas um exemplo de questão jurídica!
b) Como o autor diferencia fatos sociais normais, dos anormais (ou “patológicos”)? Apresente um exemplo extraído da realidade brasileira.
Ele diferencia da seguinte forma normal é quando voltado a um tipo social delimitado sem limites e patológico é quando avança esta taxa dita “normal” é quando esta fora dos limites, como por exemplo, comportamentos e costumes, mas que seriam ditos como atos doentios, ilegais, ou seja, doenças e chagas.
Um exemplo de fato social normal vigente à realidade brasileira é o aborto é