mecanica
Uma tampa de caneta.
Um pouco de pasta de moldar ou plasticina.
Uma garrafa de plástico de 2L com tampa.
Água.
Procedimento experimental
Retira quaisquer rótulos que a tua garrafa possa conter e enche-a com água.
Faz uma bola com a tua pasta de moldar, ou plasticina e coloca-a na ponta da tampa da esferográfica, tal como mostra a figura ao lado. Se a tampa estiver furada em cima, tapa o buraquinho com uma pequena bolinha da tua pasta.
Coloca o teu submarino dentro da garrafa e fecha bem a tampa.
Verifica que, se apertares a garrafa com a mão, o submarino desce, e quando a largas, ele sobe. Se for necessário ajusta o peso do teu submarino, aumentando um pouco ou diminuindo o tamanho da bolinha de pasta de moldar.
Fig. 1 - Este deverá ser o aspeto do teu submarino. Podes encher a garrafa até a cima. Explicação
O que acontece é que, quando apertas a garrafa, vais aumentar a pressão da água, e o pequeno reservatório de ar, dentro da tampa, vai diminuir de volume, porque a água vai "empurrar o ar com mais força". Assim, o volume do teu submarino diminui, mas a sua massa mantêm-se constante. Isto faz com que ele passe a ser mais denso que a água, o que o vai fazer com que ele afunde. Quando largamos a garrafa, o processo inverso acontece e o submarino sobe, pois agora, ele torna-se menos denso que a água e assim já pode flutuar. Para que a tua experiência seja bem sucedida, tens que fazer com que o conjunto fique apenas um pouco menos denso que a água, para que, assim que apertares um pouco, o submarino afunde. Se quiseres brincar um pouco, podes fingir que controlas o submarino com um iman, um laser ou outra coisa qualquer, enquando que de uma forma disfarçada, vais apertando e largando a garrafa. Vê o video, se tiveres dúvidas. Nota: Em termos científicos, estamos a aplicar o princípio de Pascall, quando fazemos pressão sobre a água.