proteinas
ESTRUTURAS DE PROTEÍNAS
1- Estrutura primária:-
-Número de aminoácidos, seqüência deles e a estrutura tridimensional ideal são responsáveis pela função de uma proteína.
-Seqüências anormais de aminoácidos são responsáveis por pelo menos 1.500 doenças com características genéticas como diabetes e anemia falciforme, quando ocorre troca de pelo menos um aminoácido ou inversão de dois aminoácidos da seqüência normal.
-Partes da seqüência dos aminoácidos de uma molécula podem ser importantes para a atividade e função da proteína e outras partes são menos importantes e podem não alterar a função da mesma.
Anemia falciforme (HbS):-
- acontece pela substituição na posição 6 da cadeia β da hemoglobina de um ácido glutâmico, aminoácido carregado negativamente, por uma valina, que é um aminoácido não carregado.
-essa modificação causa uma alteração na forma da molécula de hemoglobina, surgindo uma saliência na cadeia β e posteriormente formando polímeros fibrosos que distorcem as células, com o aparecimento de eritrócitos rígidos e deformados.
-essas células falciformes (deformadas) prejudicam o fluxo sangüíneo normal nos menores capilares e esse bloqueio causa anóxia (privação de O2 ) no tecido, o que provoca a morte das células mais próximas do bloqueio
Malária:-
-indivíduos com anemia falciforme ficam pouco disponíveis para o parasito Plasmodium falciparum que causa a malária. Esse parasito desenvolve uma seqüência obrigatória de seu ciclo vital no eritrócito normal. Em portadores de HbS como os eritrócitos estão deformados, esses tem um tempo muito menor de vida e consequentemente, o parasito não pode completar seu desenvolvimento intracelular. 2-Estrutura secundária:-
-grandes quantidades de ligações moleculares são produzidas no eixo central da cadeia polipeptídica (pontes de H