Proteinas
1. INTRODUÇÃO…………………………………………………………………………..Pag: 3
2. AMINOÁCIDOS…………………………………………………………………..Pag:4
2.1. Ligações peptídicas……………………………………………………………….Pag:4
3. PROTEÍNAS……………………………………………………………………….Pag:5
3.1. ESTRUTURAS PROTEICAS…………………………………………………….Pag:6
3.2. FUNÇÕES DAS PROTEÍNAS…………………………………………………...Pag:7
3.3. CLASSIFICAÇÃO……………………………………………………………….Pag:8
3.4. PROTEÍNAS PLASMÁTICAS..............................................................................Pag:8
4. CONCLUSÃO……………………………………………………………………..Pag:9
5. BIBLIOGRAFIA…………………………………………………………………Pag:10
1. INTRODUÇÃO
No âmbito da disciplina de Bioquímica, pertencente ao primeiro ano do Curso de Licenciatura em Enfermagem, do presente ano académico de 201272013, foi-nos solicitado pelo professor da respetiva disciplina a elaboração de um trabalho que se intitula: “Proteínas”
As proteínas são as moléculas orgânicas mais importantes nas células. Existem inúmeras espécies diferentes de proteínas, e cada uma é especializada para uma função biológica. Estas macromoléculas são a base da expressão da informação genética.
As proteínas pertencem à classe dos peptídeos, pois são formadas por aminoácidos ligados entre si por ligações peptídicas (que consistem na união do grupo amina – NH2 de um aminoácido com o grupo carboxilo – COOH de outro aminoácido).
No decorrer deste trabalho iremos destacar temas como: Aminoácidos, as unidades básicas e estruturais das proteínas, Ligações peptídicas, as que se efetuam entre aminoácidos e que levam à formação das proteínas, estruturas proteicas, referindo os diversos níveis estruturais das proteínas, funções das proteínas e enunciar alguns tipos de classificação das proteínas.
Relativamente aos objetivos pretendidos, destacam-se a obtenção e aprendizagem dos conteúdos acima referidos, através a elaboração do presente trabalho.
2. AMINOÁCIDOS
Um aminoácido é um composto quaternário (constituído por carbono (C),