Prostituiçao infantil
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO
DIRETORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E TECNOLOGIA EDUCACIONAL
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
LÚCIA
PROSTITUIÇÃO INFANTIL: UM GRAVE PROBLEMA SOCIAL
RECIFE – 2011
RESUMO
A prostituição infantil gera um impacto negativo na sociedade diante do crescente número que esta tipologia criminal tem atingido as crianças, refletidas em consequências físicas e/ou psicológicas. A metodologia utilizada ao longo da pesquisa se estabeleceu através de revisões bibliográficas, de autores renomados que dominam a temática de forma qualitativa, fundamentada no Estatuto da Criança e do Adolescente. Os fatores que intensificam a prostituição infantil é a pobreza, habitação em condições sub-humanas, incesto e desamparo da família que moram em total miséria na periferia. Estes fatos levam crianças às ruas como forma de fugir da violência que sofrem em casa. A busca por soluções mobiliza a sociedade e órgãos governamentais que tem se sensibilizado com a situação vexatória vivenciada pela sociedade brasileira.
PALAVRAS-CHAVES: Prostituição, Criança, Sociedade e ECA.
INTRODUÇÃO
A exploração sexual de crianças é tida como um grave problema social que envolve e preocupa a sociedade, estabelecendo uma situação vexatória, à medida que transforma crianças em vítimas e escravas do sexo precocemente. Desta forma a prostituição infantil tem se enraizado de forma ampla e pulverizado a estrutura da sociedade que através de mobilizações busca soluções para sanar os problemas elencados nesta problemática que impacta a sociedade como um todo.
A presente pesquisa objetiva perceber que a prostituição infantil tem aspecto multicausal, relacionado basicamente aos contextos cultural, socioeconômico e psicológico. Especificando as consequências negativas para a saúde física e mental das crianças que sofrem com esta tipologia criminal que cercam a vida de prostituição, analisar o perfil da criança que envereda na prostituição