prostatectomia
Cirurgia – Prostatectomia
1. É a remoção cirúrgica de parte ou total da próstata e estruturas próximas, com objetivo de eliminar todo o tumor existente.
1. É realizada em casos de tumores( câncer da próstata) e quando a próstata se torna muito grande ( hiperplasia benigna de próstata) que chega a ponto restringir o fluxo de urina através da uretra.
1. Existem várias maneiras de realizar essa remoção:
2. Prostatectomia aberta: procedimento cirúrgico que envolve uma incisão na pele e retirada do adenoma prostático. Dentro desta temos:
3. - Prostatectomia Perineal radical = incisão feita no períneo, entre o reto e o escroto, e a próstata é removida;
4. - Prostatectomia Repúbica Radical= incisão feita no abdome inferior e a próstata é removida saindo por trás do osso púbico ( retropúbica)
1. Prostatectomia Roboticamente: nessa operação, os braços robóticos laparoscópicos são controlados por um cirurgião. O robô fornece ao cirurgião muito mais destreza e liberdade de movimentos que a cirurgia convencional.
1. É realizada com o paciente sob anestesia geral. Habitualmente empregada cinco incisões no abdome e a próstata inteira é removida, preservando nervos que são mais facilmente lesados por uma abordagem perineal ou retropúbica e sendo mais econômica que a técnica cirúrgica auxiliada por um robô.
PRÉ OPERATÓRIO:
Objetivo
1. Traçar um plano de cuidados baseado na integralidade e multidimensionalidade do cuidado individualizado, visando um atendimento humanizado que atenda s expectativas do usuário em minorar a sua estada na internação hospitalar.
Plano de cuidados
1. Estudo realizado através de entrevista com o paciente, onde será realizado a anamnese;
2. Identificação;
3. História- referente a moléstia atual;
4. Histórico sócio- cultural;
5. Expectativas e percepções;
6. Antecedentes pessoais;
7. Antecedentes familiares;
8. Exame físico atual, laboratoriais e diagnósticos por imagens;
9. Medicações em uso;
10. Fisiopatologia.
1.