Prostatectomia
A próstata é uma glândula do tamanho de uma noz que só os homens têm. Fica logo abaixo da bexiga e na frente do reto e a uretra, o canal que transporta urina passa através dela. A próstata contém pequeninas glândulas especializadas que produzem parte do líquido seminal ou sêmen, que protege e nutre os espermatozóides.
Dentre as doenças relacionadas com a próstata temos a prostatite, inflamação que costuma ser dolorosa, é muito comum e ocorre em homens relativamente jovens. A hiperplasia prostática benigna (HPB) é uma doença cuja incidência aumenta com a idade. A HPB pode causar sintomas de micção freqüente, jato urinário fraco e micção noturna, entre outros. O câncer de próstata é uma doença comum e sua incidência também aumenta com a idade.
Exames relacionados
PSA, ou antígeno prostático específico, é uma proteína produzida pelas células que formam o líquido secretado pela próstata durante a ejaculação. O PSA também é produzido em menores concentrações em outros tipos de células do organismo. É encontrado em concentrações muito altas no ejaculado, mas normalmente uma pequena porção passa para a corrente sangüínea. A concentração de PSA no sangue dá uma estimativa do risco de ter câncer de próstata, o que explica a importância de sua medição em homens assintomáticos. Por exemplo, uma concentração de PSA entre 2,5 e 10,0 ng/ml em uma biópsia corresponde a 25% de probabilidade de câncer. Assim como qualquer outro exame, a dosagem de PSA deve ser interpretada no contexto, pois infecções, medicamentos e outros fatores podem causar flutuações em sua concentração sérica. O PSA não é um exame diagnóstico. Para diagnosticar o câncer de próstata, é necessário uma biópsia.
Todo câncer de próstata é descrito por no mínimo duas características: grau e estágio. Embora estejam correlacionadas, são duas maneiras independentes de avaliar o comportamento potencial de um tumor. O grau descreve como as células cancerosas aparecem ao microscópio e é