Prosa
A prosa romântica brasileira é uma reprodução dos temas primordiais deste período: o indivíduo e a tradição. Assim como ocorrera no resto do mundo, o romance foi, a partir do Romantismo, um excelente índice dos interesses da sociedade culta e semiculta do Ocidente. No Brasil a obra A Moreninha (1844), de Joaquim Manuel de Macedo, é considerado o primeiro romance nacional, e inaugura o romantismo. Quem mais se destacaria nesse período é José de Alencar. O escritor trabalharia com os três tipos de ficção histórica dos românticos: passadista e colonial (O Guarani), a indianista (Iracema), a regionalista (O Gaúcho), além dos apaixonados e individualistas Cinco Minutos e A Viuvinha.
Principais Autores e Obras
Autores:
BERNARDO Joaquim da Silva GUIMARÃES (1825-1884)
João FRANKLIN da Silveira TÁVORA (1842-1888)
JOAQUIM MANUEL DE MACEDO (1820-1882)
JOSÉ Martiniano DE ALENCAR (1829-1877)
MANUEL ANTÔNIO DE ALMEIDA (1831-1861)
Alfredo D'escragnolle (VISCONDE) DE TAUNAY (1843-1899)
TEIXEIRA E SOUZA (1812-1861)
Luís Carlos MARTINS PENA (1815-1848)
PAULO Francisco Emílio de Sales (EIRÓ) (1836 -1871)
Obras:
A Moreninha, Joaquim Manuel de Macedo
Senhora, José de Alencar
Noite na Taverna, Álvares de Azevedo
Inocência, Visconde de Taunay
O Cabeleira, Franklin Távora
Fruto
O que é ?
Em termos botânicos, o fruto é uma estrutura presente em todas as angiospermas onde as sementes são protegidas enquanto amadurecem. De forma prática, os frutos são quaisquer estruturas das Angiospermas que contêm sementes.
Função
A função primordial dos frutos é a proteção da semente em desenvolvimento, e é a principal razão atribuída pelos estudiosos ao fechamento dos carpelos nas primeiras Angiospermas. Ao longo de sua evolução, as plantas com flores e frutos desenvolveram novos tipos de frutos, e novas estratégias para a dispersão das sementes contidas neles, de forma que nas espécies atuais há uma variedade imensa de