Propriedades térmicas dos materias
Modelos estatísticos aplicados a Engenharia
Salvador – BA
2013
NOMES DOS ACADÊMICOS
TEMA
Modelos estatísticos aplicados a Engenharia
Pré-projeto apresentado para o Projeto Integrador como requisito básico para a apresentação do mesmo no Curso de Engenharia Mecânica.
Orientador:
Salvador – BA
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO 3
2 JUSTIFICATIVA 3
3 OBJETIVOS 3
4 REFERENCIAL TEÓRICO 4
5 RESULTADOS ESPERADOS 5
6 CRONOGRAMA 5
7 REFERÊNCIAS 5
1 INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO
Este trabalho tem como objetivo mostrar os problemas mecânicos em uma determinada linha de produção de peças automotivas, sendo utilizada a ferramenta PDCA para identificação e solução das anomalias baseados em dados estatísticos e utilizando-se das sete ferramentas da qualidade.
2 JUSTIFICATIVA
O trabalho em si pretende familiarizar os acadêmicos com os assuntos abordados em sala de aula, colocando em pratica todo aprendizado da teoria utilizando os mesmos na pratica o que poderá ser utilizado futuramente no ambiente profissional
3 OBJETIVOS
O objetivo do trabalho é utilizar as sete ferramentas da qualidade no modelo PDCA no qual usa-se vários dados estatísticos para solucionar as anomalias identificadas .
OBJETIVO GERAL Utilizar a ferramenta PDCA para identificar problemas de defeito de peças em uma determinada linha de produção automotiva, consequentemente a identificação mostrar que utilizando dados estatísticos torna-se mais fácil à solução das anomalias.
OBJETIVO ESPECÍFICO
Através das sete ferramentas da qualidade listadas abaixo identificar e solucionar anomalias em uma determinada linha de produção.
Diagrama de acusa e efeito
Histograma
Gráficos de controle
Folha de checagem
Gráficos de Pareto
Fluxograma
Diagrama de dispersão
METODOLOGIA