PROPRIEDADES TERMICAS DA MATERIA
André Oliveira Ribeiro
Diego Alexandre Cândido Campos
1. RESUMO
Este artigo apresenta uma explicação sobre propriedades térmicas da matéria, suas características e propriedades físicas e suas aplicações. A ênfase deste artigo se dá pela explicação da equação de Van der Waals, caracterizando a pressão, temperatura e volume. Utilizando uma metodologia da explicação da equação por meio de exemplos e aplicações. O resultado deste trabalho foi que com as equações é possível calcular volumes em geral, temperatura e pressão.
Palavras-chave: gás ideal, matéria, pressão, temperatura.
2. INTRODUÇÃO
Ao aquecer a água em uma chaleira, o aumento da temperatura gera um vapor que ao passar pelo bico da chaleira emite um som de assobio, se você esquece de fazer pequenos furos em uma batata antes de assá-la, o vapor da água produz uma pressão que pode explodir a batata. Ao colocar um copo de água no congelador, ocorre o processo de congelamento de suas laterais que é explicado pela condensação do vapor de água que existe no ar.
Esses exemplos mostram as relações entre um fenômeno de grande escala ou propriedade macroscópica da substância, tais como a pressão, o volume, a temperatura, e a massa da substância. Porém, se pode descrever uma substância usando suas propriedades microscópicas, ou seja, investigar grandezas em pequena escala. Como exemplo destas grandezas, a massa, a velocidade, a energia cinética e o momento linear das moléculas individuais que constituem a matéria.
Utiliza-se descrições macroscópicas e microscópicas para compreender as propriedades térmicas da matéria. Um dos tipos mais simples de matéria para compreender é o gás ideal. Para esse tipo de gás existem relações entre a pressão, o volume, a temperatura e a quantidade de substância e relacionar estas grandezas com as massas e velocidades das moléculas individuais.
Notam-se os aspectos moleculares que servem de base para o calor específico de um sólido e de um gás, analisar