PROPRIEDADES RURAIS
Disciplina: Prevenção ambiental e Tecnologias limpas
Ana L. Antunes da Silva
Maurício Nauuer
Mara Pulgatti
DEFINIÇÃO DE PROPRIEDADES
RURAIS
As propriedades rurais compreendem as atividades que são basicamente a
Agricultura
(cultivo de vegetais como: milho, arroz, feijão, trigo, soja, hortaliças, frutas e etc.) e a Pecuária
(Produção
pastoril, de bovinos, suínos, caprinos, ovinos etc.).
As propriedades rurais estão classificadas em:
Minifúndio: São
pequenas propriedades rurais, inferior a 50 hectares.
Latifúndio: São
grandes propriedades rurais, superior a 600 hectares. As atividades rurais estão divididas em agricultura e pecuária. Porém, algumas vezes são estudadas de forma unificada: a agropecuária.
A pecuária tem como finalidade a comercialização. Geralmente, esta é vinculada somente à produção bovina, porém não é a única, também temos a suinocultura, equinocultura e avicultura.
Agricultura é a união de técnicas aplicadas no solo para o cultivo de vegetais destinados à alimentação humana e animal, produção de matérias-primas e ornamentação. Existem três fatores ligados à produção agrícola: o físico, como o solo e o clima; o fator humano, que corresponde à mão de obra em seu desenvolvimento; e o fator econômico, que se refere ao valor da terra e o nível de tecnologias aplicadas na produção.
Agropecuária
A agropecuária desempenha um
papel de grande importância no cenário da economia nacional, além disso, foi uma das primeiras atividades econômicas a serem desenvolvidas no país. A produção agropecuária tem como objetivo destinar seus produtos, tais como grãos, frutas, verduras e também carne, leite, ovos, entre outros, para abastecer o mercado interno e especialmente o mercado externo.
Adubação Orgânica
O adubo orgânico é constituído de resíduos de origem animal e vegetal. O adubo de origem animal, também conhecido como esterco, é constituído por excrementos sólidos ou líquidos.
Este fornece bons nutrientes ao solo como