Propriedades que auxiliam na Identificação dos solos
1.1 Quanto a Formação
A formação do solo depende do lugar sobre o qual assenta o material original de que o próprio solo deriva, do clima e datopografia da área, dos organismos presentes no solo, do tempo geológico em que esse solo se desenvolveu.
O desenvolvimento de camadas horizontais percetíveis na superfície da crosta terrestre e que são constituídas pormatérias orgânicas e minerais está condicionado ao desgaste ou alteração dos minerais. Este desgaste ou alteração édevido à decomposição biológica, aos agentes atmosféricos e a fatores ambientais.
As características de cada solo dependem do tipo de rochas que se desagregaram, originando solos, e do ambiente noqual se desenvolveram. O solo hoje é estudado segundo a sua natureza física, as suas propriedades químicas ebiológicas, e a sua produtividade.
1.2 Textura
A textura do solo refere-se às várias proporções de partículas de diferentes tamanhos existentes no solo (menor que 2 mm de diâmetro), as quais são expressas pelas classes textuais convencionais, que procuram definir diferentes combinações de argila, silte e areia. A textura do solo constitui-se numa das características físicas mais estáveis e representa a distribuição quantitativa das partículas do solo quanto ao tamanho. A grande estabilidade faz com que a textura do solo seja considerada elemento de grande importância na descrição, identificação e classificação do solo. A textura confere alguma qualidade ao solo, no entanto, sua avaliação apresenta conotação prioritariamente quantitativa.
Várias foram as escalas de frações do solo desenvolvidas e, dentre elas, no campo da pedologia, duas são consideradas as mais importantes: a Americana (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) e a Internacional, também denominada de Atterberg. A Sociedade Brasileira de Ciência do Solo também desenvolveu uma escala que assemelha com a Internacional, modificando apenas os limites para areia