Atividade física e idoso
Summary: The third age begins at 65, and is certainly one of the most important stages of our life. In a developing country youth is overrated, itself a modern society which serves to worsen the concept of old age. The practice of physical activity in the elderly is becoming an increasingly common phenomenon. This is because physical activity improves quality of life in old age. Among these, that stimulate people's health, are physical exercises, along with proper nutrition, hygiene, immunizations, life in a healthy environment, sleep and proper recovery of mental and physical efforts
Keywords: elderly, physical activity, quality, benefits, aging.
Introdução
Este trabalho tem por finalidade discorrer sobre a qualidade de vida na terceira idade mostrando seus aspectos positivos e os efeitos maléficos para quem não os pratica. A qualidade de vida na Terceira Idade pode ser definida como a manutenção da saúde, em seu maior nível possível, em todos os aspectos da vida humana: físico, social, psíquico e espiritual (Organização Mundial de Saúde, 1991).
A chegada da terceira idade trás consigo algumas limitações sobre o corpo de qualquer um, mas a prática regular de exercícios físicos deve ser mantida com a orientação de um médico, isso contribui para a conservação da vida.
A diminuição da atividade física acaba gerando uma baixa na auto-estima, a uma fragilidade no corpo sendo propício a mais doenças, o que acaba levando o idoso ao isolamento social. O aumento da resistência do corpo e da força muscular são alguns dos benefícios da atividade física, algumas mudanças são normais com o envelhecimento como o aumento na quantidade de gordura no organismo, diminuição da força muscular. Praticar exercícios físicos na terceira idade combate a obesidade e melhora a capacidade do corpo, o fortalecimento muscular reduz dores.
Cada vez mais nos deparamos com evidências apontando para o efeito benéfico da atividade física o estilo de vida