PROPRIEDADES QUE AUXILIAM NA IDENTIFICAÇÃO DO SOLO
GEOLOGIA APLICADA
PROPRIEDADES QUE AUXILIAM NA IDENTIFICAÇÃO DO SOLO
NOME: Thays
CURSO: Técnico em Edificações
SUMÁRIO
1. Formação
2. Textura
3. Composição
4. Granulometria
5. Plasticidade
6. Consistência ou compacidade
7. Consistência dos solos úmidos
8. Consistência dos solos secos
9. Consistência dos solos molhados
10. Estrutura
11. Forma dos grãos
12. Cor
13. Cheiro
14. Friabilidade
15. Permeabilidade
16. Resistência a compressão
17. Dureza dos solos
18. Pegajosidade
19. Coesão e adesão
20. Agentes de intemperismo
1. Formação
Os solos tem sua origem na decomposição das rochas que formavam inicialmente a crosta terrestre. Esta decomposição ocorre devido a agentes físicos e químicos chamados de agentes de intemperismo. Os principais agentes que promovem a transformação da rocha matriz em solo são: as variações de temperatura, a água ao congelar e degelar, o vento ao fazer variar a umidade do solo, e a presença da fauna e da flora.
Além dos agentes de intemperismo, existem também os agentes erosivos que se diferem do primeiro por serem capazes de transportar o material desagregado. De um modo geral o principal agente erosivo é a água que atua na forma de chuva, rio, lagos, oceanos e geleiras. Nos climas áridos, como por exemplo, nos desertos, o principal agente causador de erosão é o vento que dá origem à erosão eólica.
Desta forma temos dois grandes grupos de solos: os transportados e os não transportados. Os solos transportados sofrem o intemperismo em um local e são transportados e depositados em forma de sedimentos em distâncias variadas, um exemplo deste solo é o aluvião e o colúvio. Já os não transportados, decompõem-se e permanecem no mesmo local, guardando de certa forma, a estrutura da rocha matriz da qual foi originado, os solos residuais são solos não transportados.
2. Textura
A princípio, o solo é constituído de partículas