Propriedades Periódicas
O presente trabalho fala sobre a tabela periódica e suas propriedades, com o objetivo de aprender e entender sua organização. De inicio contamos com a explicação do que são as propriedades, e a seguir, divide-se em oito temas diferentes, cada qual falando sobre a propriedade periódica específica. Foram utilizados sites da internet para a realização da pesquisa.
PROPRIEDADES PERIÓDICAS
As propriedades periódicas dos elementos químicos são as características inerentes a esses elementos que variam de acordo com sua posição na tabela periódica, ou seja, com o número atômico.
As propriedades periódicas são: eletronegatividade, eletropositividade, raio atômico, afinidade eletrônica, potencial de ionização, densidade atômica, volume atômico, temperatura de fusão e temperatura de ebulição. As quatro últimas propriedades são consideradas por muitas vezes, aperiódicas por apresentarem certo desordenamento: o volume atômico cresce, no período, do centro para as extremidades; as temperaturas de fusão e ebulição crescem com o raio atômico nas famílias da esquerda (1A e 2A), e decrescem nas da direita (gases nobres e halogênios).
ELETRONEGATIVIDADE
A eletronegatividade é a força de atração exercida sobre os elétrons de uma ligação. Na tabela periódica a eletronegatividade aumenta de baixo para cima e da esquerda para a direita. Essa propriedade tem relação com o raio atômico: quanto menor o tamanho de um átomo, maior é a força de atração sobre os elétrons. Não é possível calcular a eletronegatividade de um único átomo (isolado), pois a eletronegatividade é a tendência que um átomo tem em receber elétrons em uma ligação covalente. Portanto, é preciso das ligações químicas para medir essa propriedade.
Segundo a escala de Pauling (A escala de Pauling é uma escala construída empiricamente e muito utilizada na Química. Ela mede a atração que o átomo exerce sobre elétrons externos em ligações