Propriedades Periódicas dos Elementos
Olgaildes Santana Santos Neta
RESUMO
Este documento apresenta as diversas propriedades periódicas dos elementos químicos, e tais propriedades seriam aquelas em que, à medida que o número atômico aumenta, assumem valores semelhantes para intervalos regulares, isto é, repetem-se periodicamente. Ou seja, será tratado neste artigo as propriedades periódicas que são usadas para relacionar as características dos elementos com suas estruturas atômicas
1 INTRODUÇÃO
A tabela periódica além de organizar os elementos químicos com propriedades químicas e físicas semelhantes, é útil também para se analisar a massa atômica, o número atômico e a distribuição eletrônica dos átomos. Através daquela pode-se observar as propriedades periódicas dos elementos, ou seja, os valores numéricos variam, crescendo ou decrescendo em função do número atômico.
2 O RAIO ATÔMICO
O tamanho do átomo é uma característica complexa de ser analisada, pois sua eletrosfera não tem limite definido. Uma das maneiras comuns de se mensurar o raio atômico é considerar os átomos esféricos, e que se tocam quando se unem. De maneira geral, para se comparar o tamanho dos átomos, devem ser considerados dois fatores, são eles:
1. O número de níveis de energia (camadas);
2. O número de prótons (carga nuclear).
Numa mesma família, o raio atômico geralmente aumenta à medida que se aumenta o número de níveis de energia.
E em um mesmo período, os átomos apresentam o mesmo número de níveis, no entanto, à medida que se observa o aumento no número de prótons, se nota a diminuição do tamanho dos átomos, isso devido à maior atração que o núcleo exerce sobre a eletrosfera.
Figura . O raio atômico. Gabriel dos Passos.
3 A ENERGIA DE IONIZAÇÃO
A energia de ionização caracteriza-se pela facilidade ou não que um elétron pode ser removido de um átomo, ou seja, é a energia mínima necessária para que se remova um elétron