Brócolis
Origem : Sul da Europa
Histórico : Os brócolis ou ou brócolos são vegetais da família Brassicaceae, uma das formas cultivadas de couve, tal como a couve-flor, o repolho, couve de bruxelas, couve-nabo entre outras.
As folhas, as flores e os pedúnculos florais são comestíveis. O cruzamento do brócolis com o kai lan asiático gera o brocollini, que possui talos comestíveis.
Originários da Europa, os brócolis também têm seu uso na medicina, graças ao seu elevado teor de cálcio que é - dependendo da variedade e da forma de preparo dos brócolis - em média 47 mg por cada 100 gramas de flores e 51 miligramas em cada 100 gramas de folhas, o que representa cerca de cinco vezes a dose existente no leite. Por isso, esse vegetal é um bom construtor e formador dos ossos e dos dentes.[carece de fontes]
Características da planta
Planta herbácea, apresenta folhas com limbo lobado na base e bordos mais ondulados. Durante a fase vegetativa assemelha-se à couve-flor; posteriormente produz uma inflorescência central de coloração verde, pouco compacta, e numerosas inflorescências laterais, bem menores, originadas nas axilas foliares. No ponto de consumo, essas inflorescências são verdes mas, dependendo da forma de cultivar, podem ser roxas ou brancas. Plantio: As sementes podem ser plantadas diretamente no local definitivo, seja este um canteiro na horta ou vasos grandes. Também podem ser plantadas em sementeiras, vasos pequenos, copinhos de plástico ou de jornal, e transplantadas quando as mudas têm de 4 a 6 folhas. Os brócolis são sensíveis ao transplante, assim tome muito cuidado para não danificar as mudas e suas raízes. Transplante de preferência no fim da tarde, com o solo bem úmido.
Nos meses de Fevereiro - maio.
Combate à erosão
Canteiros, curvas nível e patamares.
Tratos culturais
Capinas e escarificações fazer adubações com adubo que contém boro e molibdênio em regiões onde o solo é pobre nestes micronutrientes. A carência destes elementos