Propriedades periodicas
Muitas características dos elementos químicos se repetem periodicamente, estas propriedades são denominadas de propriedades periódicas.
Vejamos alguns destas propriedades.
RAIO ATÔMICO
Não podemos medir diretamente o raio de um átomo e, esta medida é feita por meio de raios X, medindo-se a distância entre dois núcleos de átomos iguais vizinhos e tomando-se a sua metade. As medidas feitas experimentalmente nos levam a concluir as seguintes variações:
Nas famílias o raio aumenta de cima para baixo e nos períodos da direita para a esquerda.
Quando um átomo origina um íon verificamos que o ânion é maior que o átomo neutro correspondente e o cátion é menor que o átomo neutro correspondente.
POTENCIAL DE IONIZAÇÃO ou ENERGIA DE IONIZAÇÃO (EI)
Para retirar um elétron de um átomo neutro isolado no estado gasoso necessitamos de uma energia mínima. Esta energia é denominada de energia de ionização. Experimentalmente verifica-se que ao longo da tabela periódica esta energia aumenta de baixo para cima, nas famílias, e da esquerda para a direita os períodos.
A remoção do primeiro elétron, que é mais afastado do núcleo, requer uma quantidade de energia denominada de primeira energia de ionização (1ª E.I.), a energia para a remoção do segundo elétron requer uma energia maior que à primeira, e é denominada de segunda energia de ionização (2ª E.I.) e assim sucessivamente.
AFINIDADE ELETRÔNICA ou ELETROAFINIDADE
É a energia liberada pelo átomo, isolado no estado gasoso, quando recebe um elétron originando um ânion. Podemos observar que:
Nas famílias aumenta de baixo para cima. Nos períodos aumenta da esquerda para a direita. Não definimos afinidade eletrônica para os gases nobre.
ELETRONEGATIVIDADE
É a tendência que os átomos apresentam de atrair elétrons. Nas famílias esta tendência aumenta de baixo para cima e nos períodos da esquerda para a direita. Não definimos eletronegatividade para os gases nobres.
ELETROPOSITIVIDADE
É a