propriedades mecanicas - resistencia a traçao e temperatura maxima e minima de serviço
Definição - A resistência à tração é medida submetendo-se ao material a uma carga ou força de tração, que promove uma deformação progressiva de aumento de comprimento. O esforço de tração causa uma reorganização na estrutura molecular da peça movimentando os átomos a fim de se agruparem o máximo possível até certo limite.
Dentro de certos limites, a deformação é proporcional à tensão, e pode ser elástica ou plástica. A deformação elástica precede a plástica, é reversível e desaparece quando a tensão é removida, já a deformação plástica é provocada por tesões que ultrapassam o limite de elasticidade Em um ensaio de tração, um corpo de prova é submetido a um esforço que tende a alongá-lo ou esticá-lo até à ruptura. Geralmente, o ensaio é realizado num corpo de prova de formas e dimensões padronizadas, para que os resultados obtidos possam ser comparados ou, se necessário, reproduzidos. Este é fixado numa máquina de ensaios que aplica esforços crescentes na sua direção axial, sendo medidas as deformações correspondentes. Os esforços ou cargas são mensurados na própria máquina, e, normalmente, o ensaio ocorre até a ruptura do material.
Módulo de Elasticidade de Alguns Materiais (GPa)
Magnésio
45
Alumínio
69
Latão
97
Cobre
110
Níquel
207
Aço
210
Quanto maior o módulo de elasticidade mais rígido é o material ou menor a sua deformação elástica quando aplicada uma dada tensão. Materiais cerâmicos têm alto módulo de elasticidade, enquanto os poliméricos têm baixo.
Vale lembrar que com o aumento da temperatura o módulo de elasticidade diminui.
Propriedades Térmicas – Máxima e mínima temperatura de serviço
Definição - As propriedades dos materiais, em geral, variam de uma forma significativa a altas e baixas temperaturas. Isto obriga os projetistas a uma criteriosa seleção do material ou materiais a utilizar nestas condições.
Tabela de Materiais e suas temperaturas de trabalho