Propriedades dos principais compartimentos ambientais
Campus Universitário de Palmas
Engenharia Ambiental
Avaliação de Impactos Ambientais
Propriedades dos Principais Compartimentos Ambientais
Palmas-TO
2013
SOLO
1- Permeabilidade: translocar a água e o ar;
É a maior ou menor capacidade que um solo apresenta em deixar passar a água e o ar. Está diretamente relacionada à textura e estrutura (GALETI, 1973).
O espaço poroso de um solo é a porção volumétrica do solo ocupado por ar e água. O tamanho desse espaço de poros é, em grande parte conseqüente da arrumação das partículas sólidas (BRADY,1989).
A permeabilidade é maior em solos arenosos em que predominam os poros grandes, enquanto que nos solos argilosos e compactos, é menor.
As raízes e outros organismos presentes no solo respiram, retirando o oxigênio e desprendendo o carbono, o que torna o ar venoso pela grande presença de gás carbônico, até um ponto em que impossibilita a sobrevivência desses. É necessário então, que haja o movimento do ar, saindo o ar carregado de carbono e entrando o ar rico em oxigênio, o mesmo acontece com a água que deve encontrar condições de livre movimentação (GALETI,1973).
Os macroporos possibilitam, de maneira característica, o movimento livre do ar e da água da percolação. Ao revés, o movimento do ar nos microporos é sobremodo embaraçado , enquanto o da água fica sobretudo restrito a capilaridade. Assim num solo arenoso, apesar da sua reduzida porosidade total, a movimentação do ar e da água é surpreendentemente rápida, face a predominância dos macroporos.
Solos de textura fina possibilitam movimentação relativamente lenta de gases e água, apesar da quantidade enorme do total de espaços porosos. Nesse caso os microporos, em quantidades predominantes, mantêm-se, com freqüência, cheios de água (BRADY,1989).
Existe uma tendência de se generalizar que solos mais argilosos apresentam menor permeabilidade (RESENDE,1985 in OLIVEIRA,1992).