Propriedades dos materiais
SENAI
Pinhais-2012
Introdução
Este trabalho irá apresentar uma serie de propriedades a respeitos de certos metais abordando suas características, seus métodos de obtenção e ligas que podem ser formadas bem com suas influencias no material.
Melhorando as propriedades do Aço
Na indústria muitas vezes é necessário adequar as propriedades do aço de acordo com sua utilização, para isso muitas vezes utilizamos das ligas de aço, as quais são formadas adicionando outro metal ao aço, logo abaixo segue uma lista de alguns metais e suas respectivas influencias:
Níquel- Aumento da resistência a tração e aumento da ductibilidade.
Manganês- Aumento da resistência mecânica e temperabilidade da peça. Resistência ao choque Cromo- Aumento da resistência à corrosão e a oxidação. Aumento da resistência a altas temperaturas.
Molibdênio- Alta dureza ao rubro. Aumento de resistência a tração. Aumento de temperabilidade.
Vanádio- Maior resistência mecânica. Maior tenacidade e temperabilidade. Resistência a fadiga e à abrasão.
Tungstênio- Aumento da dureza. Aumento da resistência a altas temperaturas.
Cobalto- Aumento da dureza. Resistência a tração. Resistência a corrosão e à erosão.
Silício- Aumento da resistência à oxidação em temperaturas elevadas. Melhora da temperabilidade e da resistência à tração.
Alumínio
Obtenção:
A obtenção do alumínio é feita a partir do mineral bauxita, o processo se dá em três etapas: Mineração, Refinaria e Redução.
Mineração: A bauxita contém de 35% a 55% de óxido de alumínio, este mineral é extraído da natureza e através dele se obtém a Alumina (produto intermediário que leva à produção de Alumínio). A Alumina possui fórmula Al2O3.
Refinaria:
Nesta etapa, a alumina precisa passar por uma purificação, é então dissolvida em soda cáustica e logo após passa por uma filtração. Um pó branco de alumina pura é obtido e