PROPRIEDADE FISICAS E QUIMICAS DOS COMPOSTOS ORGANICOS
1. Polaridade
Polaridade refere-se à separação das cargas elétricas fazendo com que moléculas ou grupo funcionais formem dipolos elétricos. Moléculas polares interagem através de dipolos-dipolos ou ligações de hidrogênio. 2. Forças Intermole-culares Forças intermolecula-res são as forças que ocorrem entre uma mo-lécula e a molécula vizinha. Durante as mudanças de estado da matéria ocorre somente um afastamento ou uma aproximação das moléculas.
3. Ponto de Ebulição
Quanto mais fortes fo-rem as ligações inter-moleculares, mais ele-vada será a temperatu-ra de ebulição. Quanto mais “esférica” for a molécula, menor será seu ponto de ebulição.
4. Ponto de Fusão
As substâncias iônicas tem P.F, P.E elevados e são geralmente sóli-das porque os cátions e os ânions se atraem fortemente e a dificul-dade de afastar os cá-tions e os ânions se traduz na dificuldade de fundir e de ferver as substâncias iônicas.
5. Solubilidade Solubilidade ou coefi-ciente de solubilidade é a quantidade máxima que uma substância pode dissolver-se em um líquido, e se ex-pressa em mols por litro, gramas por litro ou em porcentagem de soluto/solvente.
6. Densidade
As substâncias Orgâni-cas são em geral pouco densas por este motivo quando insolúveis em água essas substâncias formam uma camada que “flutua” sobre a água, como acontece com a gasolina, o éter comum, o benzeno, etc.
7. Viscosidade Quanto maior a polari-dade de uma molécu-la, maior será sua vis-cosidade.
Ponto de fusão e ebu-lição:
O ponto de fusão e ebulição é considerado propriedades que se relacionam com as mu-danças de estado físico de uma substância. As interações de moléculas decorrem da existência de forças denominadas intermoleculares. Tais interações estão relacionadas com as mudanças de estado físico da matéria.
De forma geral, se pode afirmar que quanto me-nos intensas forem às forças