Proposta De Trabalho Do Tema 21
Caracter especifica dos processos emocionais
O Tomás ao chegar a casa depois de um dia de escola ouviu uma discussão no quarto dos pais e foi ver o que estava a acontecer. Ao abrir a porta, nesse preciso momento encontrou o seu pai a agredir a sua mãe, que se encontrava agora no chão a sangrar do nariz. Perante esta situação o Tomás ficou com raiva do pai, surgindo nele um instinto protetor em relação à mãe.
Distingue neste exemplo as seis componentes das emoções sentidas pelo Tomás, guiando-te pelo exemplo da página 69 do manual.
Resolução
Componente Cognitiva: Ao chegar a casa e ouvir a discussão entre os pais e ver que o seu pai estava a agredir a mãe fez com que o Tomás ficasse com raiva do seu pai. Isto deve-se ao facto de este ter visto tal acção. Caso o Tomás não tivesse visto o seu pai a praticar tal acto, não iria ter, posteriormente, raiva do mesmo, agindo do modo como agiria noutro dia qualquer.
Componente Avaliativa: A reacção do Tomás deveu-se ao sentimento que este tem pela sua mãe, reagindo em função dos seus valores. Deste modo, ao presenciar o comportamento do pai, Tomás sente-se com raiva perante este dado que não é comportamento que o pai deva ter perante a mãe.
Componente Fisiológica: Face ao sucedido, Tomás ficou com bastante raiva, raiva essa que se manifesta fisiologicamente no seu corpo como por exemplo, o seu coração começou a bater mais depressa, a respiração ficou mais acelerada e os seus vasos sanguíneos periféricos contraíram-se.
Componente Expressiva: Provavelmente as expressões de Tomás ficaram alteradas perante o comportamento do pai. As suas faces demonstraram expressões de descontentamento e de raiva tornando as suas sobrancelhas mais franzidas, a voz mais alta e áspera, a mãos cerradas, um olhar profundo.
Componente comportamental: Tomás poderá ter criticado seu pai, podendo mesmo ter gritado com ele e, como estava protector em relação à mãe poderia ter partido para a agressão de modo a defender