Etapa 2 Everaldo Pcp
Fabio Magalhães Junior RA:8675310124
Gilmar Mutti RA:8874415235
Luiz Gustavo de Paula RA:8075872973
Maycon Ewerton Pinto RA: 8433937166
Tatiane Ap. P. Galvão RA:9023433201
atividades práticas supervisionadas
Etapa 2
Programação da produção
ResuMO
O artigo analisará as mais recentes tendências de uso de programação da produção com capacidade finita.
PALAVRAS-CHAVE Programação da Produção com Capacidade Finita, Planejamento e Controle da Produção, Competitividade, Estratégia de Manufatura.
KEY-WORDS Finite Scheduling, Production Planning and Control, Competitiveness, Manufacturing Strategy. RESUMO Este artigo analisa o impacto, na competitividade das empresas, da crescente utilização em nível nacional e mundial, dos denominados “sistemas de programação da produção com capacidade finita”. Para tanto, o artigo conceitua estes sistemas, bem como discute as possíveis implicações decorrentes da implantação destes sistemas na estratégia de manufatura das empresas. Os autores propõem uma classificação destes sistemas e apresentam brevemente aqueles comercialmente disponíveis no Brasil.
Específicas e ainda em estágio menos avançado de desenvolvimento têm sido recentemente disponibilizados comercialmente: os sistemas de programação da produção com capacidade finita (ou “finite capacity scheduling sistema”, cujo conceito será apresentado mais adiante neste artigo), que possuem cada um sua lógica própria de solução de problema - normalmente baseada em simulação em computador -, sem que ainda se tenha chegado a um design básico que, como ocorre com o MRPII, domine a abordagem adotada pelos diversos fornecedores de sistemas. A decisão sobre a adoção de um sistema de PPCP deve considerar a multiplicidade de soluções hoje possíveis, assim como a adequação destas ao ambiente particular de cada empresa. Na realidade, entretanto, as decisões envolvendo a escolha e implantação de sistemas de PPCP tem ocorrido nas