Proposta de projeto
Esse trabalho foi desenvolvido no Instituto Educacional do Caminho. Trata-se de uma pesquisa de campo, onde entrevistamos uma pedagoga da instituição citada, a qual nos relatou informações relacionadas as estratégias e metodologias didáticas utilizadas para aferir e auxiliar os alunos na aprendizagem e aquisição de novos conhecimentos.
Neste trabalho refletimos sobre a utilização das novas tecnologias da informação e da comunicação no processo educativo sob a perspectiva construtivista, apontando desafios para a elaboração de materiais didáticos e para a prática pedagógica.
Inicialmente, apresentamos uma pesquisa elencando algumas questões da Instituição escolar, onde a pedagoga relata os meios pelos quais a escola utiliza na prática pedagógica.
2 – Desenvolvimento Parte I
Na virada do século, não se trata mais de nos perguntarmos se devemos ou não introduzir as novas tecnologias da informação e da comunicação no processo educativo. Já na década de 80, educadores preocupados com a questão consideraram inevitáveis que a informática invadisse a educação e a escola, assim como ela havia atingido toda a sociedade. Assim, a fim de verificarmos a inserção e utilização das novas tecnologias e da informação na escola realizamos uma pesquisa no Instituto Educacional do Caminho. Em entrevista realizada com a pedagoga da escola a mesma relatou que na escola são utilizadas variadas tecnologias como: rádio, tv, vídeo, dvd, computador, internet e data show, os quais encontram-se disponíveis na escola para utilização de acorda com o plano de aula de cada professor. Ainda de acordo com relatos da pedagoga a escola não possui laboratório de informática, mas o s professores utilizam-se de notebooks em sala de aula, enriquecendo os conteúdos escolares com pesquisas diversas, onde os próprios alunos realizam e fazem a pesquisa. Segundo informações a comunidade escolar não tem acesso as tecnologias utilizadas