Proposta de matriz de posicionamento estratégico via teoria dos jogos
CAMPUS CATALÃO
CURSO ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: MÉTODOS E MODELOS DETERMINÍSTICOS EM ADMINISTRAÇÃO
PROPOSTA DE MATRIZ DE POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO VIA
TEORIA DOS JOGOS PARA GESTÃO EMPRESARIAL EM AMBIENTES COOPERATIVOS E COMPETITIVOS
Jorge Fernando Carísio Fernandes
Catalão, GO
Dezembro, 2012
Objetivo do artigo
O presente trabalho tem como objetivo utilizar a teoria dos jogos para fornecer às empresas dados que permitem que utilizem as melhores estratégicas competitivas em diferentes momentos da vida empresarial.
Pontos Positivos
O estudo adota três pressupostos concorrenciais para o posicionamento estratégico, competitivo, individualista e associativo e três pressupostos de relação de força par ao posicionamento estratégico, fraco, equilibrado e hegemônico. Utilizando esses pressupostos, o autor faz uma matriz de posicionamento estratégico com nove resultados e traça estratégicas típicas para cada situação do posicionamento de estratégia da empresa. Em outras palavras, essa matriz fornece maior clareza às análises e interpretações de situações reais de risco, prejuízo ou de falta de sucesso empresarial. Dessa forma, ajuda também a caracterizar e a mapear alguns erros de planejamento provocados por mau uso do posicionamento estratégico.
Pontos Negativos
Acredito que o ponto negativo do trabalho é sua generalização. As empresas podem ser de setores diferentes, estar localizadas em mercados diferentes, com culturas distintas. Cada organização deveria adaptar a matriz de posicionamento estratégico à sua realidade de forma a alcançar um resultado mais satisfatório.
Referência Bibliográfica
COSTA, E.A.; BOTTURA, C.P. Proposta de matriz de posicionamento estratégico via teoria dos jogos para gestão empresarial em ambientes cooperativos e competitivos. Disponível em < http://www.din.uem.br/sbpo/sbpo2004/pdf/arq0007.pdf >.