Proposta de intervenção
Em meio ao competitivo mercado as organizações modernas continuamente buscam e se desenvolverem e crescerem em um contexto novo e globalizado, porem não subestimando nem deixando de considerar as bases da Administração. Com isso esse trabalho visa ressaltar importantes aspectos a ser considerados na linha de produção de uma indústria de refrigerantes, em decorrência dos custos envolvidos nos possíveis desperdícios de matéria-prima e tempo de serviço desperdiçado em virtude de paradas não planejadas.
REFERENCIAL BIBLIOGRAFICO
Pode-se observar que desde o principio da Administração busca-se reduzir custos através da redução do desperdício de matéria prima algo intimamente ligado ao referido trabalho que busca esta problemática na empresa. Era exatamente o que Taylor buscava enfatizar em seus avançados estudos para sua época.
Vemos e sentimos o desperdício das coisas materiais. Entretanto as ações desastradas, ineficientes e mal orientadas dos homens não deixam indícios visíveis e palpáveis, por isso ainda que o desperdício diário daí resultantes seja maior que o desastre das coisas materiais, estas ultimas nos abalam profundamente enquanto aquela apenas levemente nos impressiona. (TAYLOR, 1992).
Taylor associava, enfim, as perdas a algumas causas fundamentais, entre elas:
a) A falta de uma visão gerencial por parte do capital, relativamente à questão do treinamento e da formação das pessoas e da forma de organizá-las segundo a ótica do capital;
b) A deficiente visão sistêmica da organização da produção na época.
Nakagawa (1993) conceitua como sendo desperdício toda forma de custo que não qualquer valor ao produto sob a ótica do cliente. Por esta definição, contar e estocar partes componentes, qualquer forma de inspeção, testes, transportes, preenchimento de controles internos, perdas durante o processo, atividades de reprocessamento e atendimento de garantias e outros seriam formas de desperdícios. Porém,