Proposta de esporte e lazer
Autores
Andre Henrique Chabaribery Capi
Orientador
Nelson Carvalho Marcellino
1. Introdução
Entender os clubes como uma opção de lazer para a população seria uma tarefa fácil se não fossem as barreiras intra e interclasses evidenciadas na sociedade urbano-industrial. Um primeiro ponto demonstrando a existência dessas barreiras é a falta de igualdade em atingir as atividades de lazer, visto que apenas uma minoria tem possibilidade de freqüentar os clubes, enquanto a maioria da população utiliza-se do lazer oferecido pelo poder público municipal, estadual ou federal.
Geralmente, na maioria das iniciativas, as políticas de lazer geradas pelo poder público, em qualquer um desses níveis, disponibilizam para a população apenas os equipamentos específicos de lazer (praças, quadras esportivas, ginásios, parques) deixando de lado a questão da animação e ação comunitária. Essa deficiência na promoção do lazer também é identificada nos setores público estatal, público não-estatal ou terceiro setor, corporativo e privado, uma vez que o problema não é somente a viabilização do acesso aos equipamentos de lazer, mas todos os elementos que cercam essa manifestação humana.
2. Objetivos
Os pontos fundamentais dessa investigação pautaram-se na necessidade de identificarmos as ações dos sócios, diretores e profissionais de Educação Física a partir da análise do estatuto dos clubes, das características das atividades desenvolvidas com os sócios, da ocupação dos equipamentos e sua disponibilidade para a prática de atividades que promovam vivências ligadas aos diversos conteúdos culturais e, finalmente como ocorrem a elaboração e as ações dos projetos de lazer dentro desses espaços.
3. Desenvolvimento
A partir da definição do nosso objeto da pesquisa entendemos que seria relevante para área da Educação
Física e para o segmento clubes, desenvolvermos um estudo qualitativo, combinando pesquisa bibliográfica, documental, e