proposta de campo
Escolha referente à análise da legislação Lei 6.664, especificamente do artigo 3;
a) na delimitação e caracterização de regiões, sub-regiões geográficas naturais e zonas geoeconômicas, para fins de planejamento e organização físico-espacial;
j) no estudo e planejamento das bases físicas e geoeconômicas dos núcleos urbanos e rurais;
l) no aproveitamento, desenvolvimento e preservação dos recursos naturais;
IMPORTANTE:
Antes que o trabalho seja realizado em campo é necessário aulas teóricas á respeito do que será realizado em campo e quais os procedimentos adotados.
Os pesquisadores terão, portanto, um conhecimento prévio sobre a relação da geografia com o turismo, dando ênfase á relação sociedade-natureza, e sustentabilidade analisando ainda os impactos ambientas causados pela ação humana proposta pelo capitalismo, além da criação de mapas e croquis
Local para a realização de campo: Bonito- Mato Grosso do Sul
Porque este local? Porque o município de Bonito/MS é considerado um dos principais pólos de ecoturismo do Brasil, é conhecido tanto nacional como internacionalmente.
O que será analisado?
Cabe à Geografia pesquisar os aspectos relacionados ao uso que o Turismo faz do espaço, quando ao se instalar, modifica a relação sociedade-natureza e altera a dinâmica das paisagens, regiões, territórios e lugares. Estas mudanças engendradas pelo turismo ampliam o campo de pesquisa do geógrafo (acadêmico e profissional). Portanto, será analisado:
A Geografia a partir da compreensão de como o Turismo se instala, seleciona as paisagens e transforma os espaços.
A abordagem geográfica do Turismo manifesto através da mobilização dos fluxos dos visitantes, de capital, de trabalhadores prestadores de serviços, dos padrões de ocupação e das modificações notáveis no uso do espaço.
Quais as disciplinas e temáticas envolvidas? Geografia e Turismo,