Proposta De Atividade Em Estrutura
A educação primitiva é DIFUSA, ou seja, todos, sem exceção, têm acesso a MESMA educação.
EDUCAÇÃO NA PRÉ-HISTÓRIA
Um dos principais avanços vistos na educação primitiva é o aperfeiçoamento do homem na manipulação de ferramentas feitas de ossos, pedras e, posteriormente, metais.
Homo habilis
Quando o homem aprende a manipular pedras, ossos e outros instrumentos, ele muda totalmente suas formas de viver. Quem tem mais habilidade passa a dominar quem tem menos habilidade.
DESENVOLVIMENTO DA INTELIGÊNCIA
Com o desenvolvimento da inteligência, o homem fez descobertas incríveis, como o fogo e a roda. Ambos, revolucionaram ainda mais as formas de vida em sociedade.
ARQUEOLOGIA
Este é um vestígio arqueológico datado de mais de 1000 anos a.C. que mostra o domínio do homem em relação ao metal e sua capacidade de construir ferramentas.
PONTA DE LANÇAS ACHADAS EM ESCAVAÇÕES
PRIMEIROS REGISTROS EM FORMA DE DESENHO
Os desenhos nas cavernas foram as primeiras tentativas do homem registrar seus feitos, como uma escrita rudimentar, menos elaborada do que a nossa.
EDUCAÇÃO COLETIVA E SEM CASTIGOS
Nas tribos primitivas a educação era realizada por meio da imitação dos mais velhos pelos mais jovens, até os ritos de passagem acontecerem.
RITOS DE PASSAGEM
Cerimônias que indicam a passagem de uma fase a outra da vida nas tribos. Acima, ritual dos macuás em raspar a cabeça dos jovens com folha de cana.
RITOS DE PASSAGEM DOLOROSOS
O furo na bochecha com lascas de bambu indicam o fim da infância nas aldeias Xingus, no Brasil.
RITO DE PASSAGEM DOS XAVANTES
Nas tribos Xavantes, ainda hoje, o furo na orelha indica que o menino está entrando na puberdade e já pode caçar. Nas meninas, é feito após a primeira menstruação.
TRIBO YAWALAPITI: UM RITO CRUEL
O jovem, para provar sua masculinidade, deve ter o corpo totalmente mutilado, até toda sua pele sair. O rito acaba quando o jovem desmaiar.
RITO DAS VESPAS