propagação de erros fisicos
Gestão ambiental empresarial: conceitos, modelos e instrumentos
Por Susana Arcangela Quacchia Feichas*
BARBIERI, José Carlos. Gestão ambiental empresarial: conceitos, modelos e instrumentos. São Paulo: Editora Saraiva, 2004. 328 p.
ISBN: 8502046616.
Gestão ambiental empresarial: conceitos, modelos e instrumentos reflete a pesquisa empreendida pelo autor, na busca de práticas administrativas que estimulem, no âmbito empresarial, a conscientização para a questão ambiental. Segundo o autor, o livro foi “gestado ao longo dos últimos anos, refletindo sobre as dúvidas e questionamentos de administradores, empresários, técnicos e alunos dos cursos de graduação e pós-graduação”, com relação à gestão ambiental.
A obra está estruturada em nove capítulos. Os três primeiros contextualizam as questões ambientais, tratando de conceitos, problemas e instrumentos de políticas públicas. O primeiro capítulo traz à tona, de forma clara, conceitos de ecologia que permeiam a administração, possibilitando, a partir das dimensões da gestão ambiental, vincular e compreender os problemas vividos pelas empresas. O segundo capítulo é dedicado a problemas ambientais no âmbito global e no regional, dando ao leitor um panorama de como essas questões estão sendo tratadas e do andamento dos diferentes acordos multilaterais. Já o terceiro capítulo apresenta os instrumentos de políticas públicas ambientais – comando e controle de mercado e voluntários – e analisa a política pública ambiental brasileira.
Barbieri inicia o quarto capítulo identificando as influências exercidas pela sociedade, pelo governo e o mercado sobre as empresas, com relação à questão ambiental, mostrando que essas influências interagem e impulsionam avanços. Em seguida, o autor identifica diferentes abordagens e modelos de gestão ambiental. Os capítulos cinco, seis, sete e oito são dedicados à apresentação e análise de quatro instrumentos de gestão ambiental: sistema de gestão, auditorias, relatórios