EXP 2 FISICA
Neste relatório abordamos uma das propriedades físicas mais importantes, a densidade, ela pode ser usada para determinar a pureza de um material, uma vez que cada substância possui uma densidade própria. Com isto em mente, efetuamos medidas de massa e volume sobre um conjunto de madeira MDR, com dois equipamentos de precisões diferentes, podendo-se discutir um pouco sobre precisão a partir de quantos algarismos significativos que cada equipamentos proporciona, fizemos o tratamento desses dados. A parte da Teoria de Propagação dos Erros empregada neste relatório possui a finalidade de averiguar a precisão dos resultados, por este motivo, realizou-se uma série de medidas de cada dimensão dos corpos sólidos, a fim de obter um resultado mais condizente com a realidade.
Palavras-chave: Densidade, Teoria de Propagação dos Erros, Tratamento de dados.
2 INTRODUÇÃO
A física é uma ciência empírica. Tudo que sabemos a respeito do mundo físico e dos princípios que governam o seu comportamento é proveniente de observações de fenômenos da natureza. A validade de qualquer teoria física está baseada na concordância com os resultados obtidos experimentalmente. Qualquer número ou conjunto de números usados para descrever quantitativamente um fenômeno físico é chamado grandeza física. (NUSSENZVEIG, 2002)
O valor numérico de grandeza física é determinado experimentalmente por um conjunto de medidas. Toda medida tem uma incerteza intrínseca depende do aparelho utilizado, das condições ambientes e do operador. O valor de uma determinada grandeza física é, portanto, expresso através da quantidade que a caracteriza acompanhada da incerteza ou margem de confiança a ele associada. Desta forma, utiliza-se a Teoria de Erros para analisar, calcular e expressar este valor.
Quando se realizam diversas medidas, muitas vezes, para que tenham sentido, essas medidas devem ser limitadas a certo grupo ou conjunto de objetos, denominado população. A população pode-se referir ao número de