FÍSICA EXP. 2
Objetivos: Ao final deste experimento o aluno deverá saber:
Verificar as forças que atuam sobre uma porção de fluido em equilíbrio com o resto do fluido. Comparar o peso real com o peso aparente de objetos submetidos ao empuxo. Prever o volume necessário para que um corpo flutue.
Introdução teórica:
O empuxo pode ser classificado como a força resultante exercida por um fluído sobre um corpo (E), essa mesma força é o oposto a da força peso(P) porque tem o sentido oposto. Um exemplo rápido desta situação, seria uma pessoa entrando numa piscina a sensação que ela sente é de estar mais leve do que fora da piscina.
Força peso (P)
Força Empuxo (E)
O responsável por descobrir que um corpo imerso sobre um fluido em repouso num campo gravitacional, sofre a ação de uma força vertical de sentindo oposto ao mesmo campo ocasionado pelo fluido, sendo a intensidade igual à intensidade do peso do fluido a qual foi ocupada pelo corpo e foi responsável também por inventar o cálculo desta descoberta se chama Arquimedes um grego que viveu entre 287a.C – 2012 a. C, físico, engenheiro, inventor, matemático, astrônomo e filósofo.
E = Intensidade do Empuxo
Pf = Peso do fluido deslocado
df= densidade do fluido deslocado
Vf = Volume do fluido g = aceleração da gravidade mf = massa do fluido deslocado
Temos as seguintes fórmulas: mf = df x Vf
Pf = mf x g = df x Vf x g
A partir das fórmulas acima, temos a fórmula geral:
E = df x Vf x g
Aparelhos utilizados:
Dinamômetro
Cilindro de nylon
Recipiente aparador
Água (dentro do béquer)
Paquímetro
Fabricante – Digimess
Código – 228293