Propagação de Energia da luz
Índice
Introducão..............................................................1
Materiais, Procedimento, Conclusão.....................2
Bibliografia.............................................................3
*Introdução A luz é uma grandeza física emitida sob certas circunstâncias pelos átomos que nos permite fotografar, enxergar, filmar, entre outros. A luz se propaga por meios transparentes como a água, o vidro, o vácuo, o ar, entre outros. Cada um desses meios de propagação da luz comportam-se de formas diferentes ou semelhantes ao serem atravessados pelos raios de luz ou até mesmo impedem a propagação dos mesmos ao atravessar seu interior. Com isso se conclui que esses meios de propagação são classificados em: Meio transparente, meio translúcido e meio opaco. O meio transparente é aquele que permite a propagação regular da luz, com isso um objeto colocado atrás desse meio pode ser percebido com bastante nitidez. Por exemplo: Vidro e ar O meio translúcido é o meio em que a propagação de luz ocorre de forma irregular, ou seja são meios intermediários. Nesse meio o observador não irá conseguir visualizar o objeto com nitidez. Por exemplo: Papel vegetal e vidro fosco. Os objetos que habitualmente utilizamos no nosso dia-a-dia comportam-se de forma diferente perante a luz. Há objetos que se deixam atravessar totalmente pela luz, outros que se deixam atravessar apenas parcialmente pela luz, e outros ainda que não se deixam atravessar pela luz. Podem assim classificar-se da seguinte forma:
Materiais transparentes - São materiais que se deixam atravessar pela luz, permitindo uma visão nítida através deles. São exemplos de materiais transparentes, o vidro, o acrílico ou o papel celofane.
Materiais translúcidos - São aqueles que só permitem a passagem parcial da luz, sendo impossível ver com nitidez através