DEPENDÊNCIA FISICA
DEPENDÊNCIA DE FISICA DO 2º ANO
DEPENDÊNCIA
DE
FÍSICA
NOME: FELIPE OLIVEIRA GONÇALVES
SERIE: 3º A
PROFESSOR:ÉVIO
INTRODUÇÃO
CALOR E ENERGIA TERMICA
O calor é uma forma de energia e a temperatura de uma substância è uma medida de sua energia interna. O estudo do calor e da temperatura chama-se termodinâmica. Um princípio fundamental no estudo da termodinâmica é a lei da conservação de energia, segundo a qual, em qualquer tipo de interação, a energia não é criada nem destruída.
Grande parte da energia que parece se perder nas interações comuns - como empurrar uma caixa de papelão pelo chão - é convertida em energia interna; no caso da caixa de papelão, trata-se da energia cinética (veja abaixo) recebida pêlos átomos e moléculas situados na caixa e no chão, à medida que interagem e vão sendo retirados de suas posições de equilíbrio. O nome dado à energia na forma de movimento oculto de átomos e moléculas é energia térmica. Rigorosamente falando, o calor é transferido entre dois corpos como resulta do de uma mudança de temperatura, embora o termo "calor" seja normalmente usado também para designar energia térmica. Os processos que transformam energia cinética, que é a energia organizada de um corpo em movimento, em energia térmica, que é a energia desorganizada devido ao movimento dos átomos, incluem o atrito e a viscosidade.
Numa máquina a vapor, o calor é transformado em trabalho.
Energia térmica é uma forma de energia que está diretamente associada à temperatura absoluta de um sistema, e corresponde classicamente à soma das energias cinéticas microscópicas que suas partículas constituintes possuem em virtude de seus movimentos de translação, vibração ou rotação. Assume-se um referencial inercial sob o centro de massa do sistema. Em sistemas onde há radiação térmica confinada, a energia de tal