Propaganda
A INFORMAÇÃO E O SEU APROVEITAMENTO: OS IMPACTOS NA CULTURA
ORGANIZACIONAL PROVINDOS DO EXCESSO DE INFORMAÇÃO
THE INFORMATION AND ITS DEVELOPMENT: THE IMPACTS ARISING OUT OF THE
ORGANIZATIONAL CULTURE IN EXCESS OF INFORMATION
Daniel Ferreira Falcão1
RESUMO
Um dos maiores problemas da gestão empresarial da atualidade consiste, paradoxalmente, na informação. Seu excesso, escassez ou a imperícia em sua manipulação subtraem seu poder de agregar qualidade e produtividade à organização. De outro lado, quando mapeada, apreendida, transformada, aplicada e preservada a informação se transforma em efetiva vantagem competitiva de uma empresa. Foi utilizada uma amostra de 168 profissionais que utilizam a informação como ferramenta diária para o exercício e manutenção de sua carreira.
Procurou-se relacionar características de cultura e de comportamento com a quantidade e qualidade da informação recebida no seu dia-a-dia. Buscando quantificar o real nível de absorção associado ao fato de que lidamos com o excesso da informação e se de alguma forma, este exagero gera conseqüências negativas as performances individuais dos pesquisados. Foi aplicado um questionário estruturado fechado, utilizando-se atributos mensurados em escalas tipo Likert. O instrumento de pesquisa permitiu, ao final, que todos os respondentes expusessem seus pontos de vista quanto a melhor forma de administrar o excesso de informação, de forma a contribuir com resultado do artigo. Os resultados mostram acentuada concordância dos profissionais em relação a todos os aspectos pesquisados, principalmente àqueles relacionados a “percepção do excesso da informação”, evidenciando-se a importância da utilização de algum método de seleção e desenvolvimento da capacidade individual de lidar com a informação.
Abstract
One of the biggest problems of business management today is, paradoxically, in the information. Its excess, shortages or inability in handling subtract its power to