PROPAGANDA
Atualmente, o acesso às diversas tecnologias tornou-se muito mais fácil do que em tempos anteriores e isso não se limita apenas aos adultos. Paralelo a isso, temos um público em potencial, que influencia nas decisões de compra e consumo de produtos variados: as crianças. Este público acompanhou todas as mudanças que aconteceram em todos os setores sociais com o passar dos anos, assim, o mercado de propaganda tem notado principalmente as mudanças no que diz respeito ao relacionamento entre pais e filhos, e o papel que a criança exerce no consumo familiar. Deste modo, as empresas de publicidade e propaganda, voltaram seus olhos à este público e têm trabalhado de maneira intensa os fundamentos de marketing a fim de atingi-lo tanto direta quanto indiretamente, seja com personagens que chamem à atenção, com músicas fáceis de serem memorizadas e exploraram principalmente a sensação de “isto é fundamental para minha vida”.
Através de pesquisas e estudos, foi possível observar que as crianças deixaram de ser consideradas pelo mercado como consumidoras apenas de doces e balas e assumiram um papel de grandes consumidoras de roupas, brinquedos, jogos diversos e em muitos casos, podendo até opinar na escolha do carro da família. As crianças assumiram este papel de consumidoras em potencial, gerando muito lucro para empresas voltadas a este público, e, além disso, elas não possuem preocupação financeira, não se importam se o produto é caro ou não, se é promoção ou ponta de estoque.
Assim, houve grandes investimentos em comerciais infantis na televisão, até quando são produtos ou serviços para adultos, pois estes pais em geral, possuem um sentimento de culpa pela ausência que sua jornada de trabalho acaba gerando, bem como a crescente preocupação com a violência nas ruas, onde se acredita que o filho em casa, distraído com algum programa de TV, é bem mais seguro.
A propaganda infantil é voltada para aproveitar deste sentimento dos pais, mostrando a eles que é