Propaganda sustentável
Com o mundo indo para a “Tendência verde”, muitas vezes, ao folhearmos uma revista, nos deparamos com um anúncio contra o desperdício de água, incentivando a economia de energia e também a reciclagem. Um exemplo são os anúncios da “Planeta Sustentável” que estão em revistas como Mundo Estranho, SuperInteressante, Exame, Nova Escola e outras da Editora Abril.
A “Planeta Sustentável” se destacou de certa forma pela sua forma de brincar com os anúncios, como modificar o logo conforme o assunto abordado na página. Também a leitura é fácil, com curiosidades interessantes que também fazem parte da “Onda sustentável”.
Empresas e a Propaganda Sustentável
Muitas empresas como a Nókia e a Boticário têm sistemas de reciclagem e utilizam isso em prol de sua propaganda. Um exemplo do que exatamente essas empresas fazem:
BOTICÁRIO
As lojas da rede têm um recipiente para descarte de embalagens vazias – as quais são encaminhadas para cooperativas de catadores ou para empresas gerenciadoras de resíduos. O material então é transformado em outro produto.
NOKIA
Aparelhos (sem o chip) e carregadores antigos podem ser devolvidos às lojas da marca ou a redes de revenda. Reciclados, eles se transformam em produtos como bancos de praça ou mesmo em alguns modelos de smartphones.
NESPRESSO
As cápsulas dos cafés são feitas de alumínio, material reciclável. Quem tem uma máquina em casa pode guardar as cápsulas usadas e, depois, devolvê-las em uma das butiques da marca. De lá, serão encaminhadas para a reciclagem.
HEWLETT PACKARD
A marca tem disponível nas lojas HP, Kalunga e Saraiva recipientes de descarte dos cartuchos usados. Depois de recolhidas, as peças são recicladas e transformadas em matéria-prima para novos cartuchos ou mesmo para impressoras.
Porém existem diversas empresas que utilizam a propaganda apenas para levantarem seus nomes como uma empresa ecologicamente correta, porém não são. Para isso, a “Planeta