Propaganda De A A Z Resenha Capitulo 1 2 E 3 Copy
Capítulo 1
Neste capítulo o autor cita como um grande exemplo de propaganda, o comercial das lãs de aço Bombril. No final da década de 70 resolveram lançar algo diferente em relação às marcas concorrentes, colocaram então Carlos Moreno como garoto propaganda, ele era o oposto do que costumavam ver nos comerciais de produtos para limpeza, era natural, bem humorado, brasileiro... Esse pequeno diferencial foi o passo que a marca precisava dar pra ser líder em vendas e alcançar o sucesso que tem até hoje!
É fato incontestável que boa qualidade, preço e distribuição são fatores essenciais, mas sem a propaganda isso dificilmente conquistaria o consumidor, ele precisa conhecer a marca e confiar para consumi-la.
A Fiat também usou da propaganda para consolidar sua imagem no mercado, até 1976 quase nenhum brasileiro conhecia a marca. Foi nesse momento que a Fiat lançou uma série de propagandas (em revistas e principalmente na televisão) que fizeram o consumidor tomar conhecimento do papel da fiat na história automobilística.
Não é só para informar o consumidor que a propaganda existe, ela muitas vezes tem a função de mudar hábitos, recuperar uma economia, criar consumo e vender produtos novos, um exemplo que abrange tudo isso é a marca Nestlé, quando há mais de um século era fabricante mundial de leite condensado, produto que até então tinha apenas o objetivo de substituir o leite natural.
Com o tempo, novas tecnologias como o leite em pó surgiram e começaram a substituir o leite condensado, quando a Nestlé percebeu isso começou a criar novas utilidades para esse produto, transformando-o em ingrediente culinário para preparar doces, sucos e drinques...
Aparentemente o problema havia sido resolvido mas as pessoas não haviam se adaptado ao “leite moça”, foi então que uma propaganda foi feita para divulgar a nova utilidade do mesmo. As vendas não só voltaram ao normal como atingiram seu máximo.
Nesse caso a propaganda foi e está sendo