Relatorio Associa O De Resistores Em Serie IFS
CLEBERTON SANTOS VIEIRA
ATIVIDADE – ELETRICIDADE EXPERIMENTAL
(ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES EM SÉRIE)
Aracaju 2015
CLEBERTON SANTOS VIEIRA
ATIVIDADE – ELETRICIDADE EXPERIMENTAL
(ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES EM SÉRIE)
Relatório apresentado como pré-requisito parcial da disciplina de Eletricidade Experimental – Atividade experimental, ministrado pelo Prof.ª. James Sidney Freitas de Carvalho, no 1º período, turma do segundo semestre de 2014, no curso de Eletrotécnica.
Aracaju
2015
SUMÁRIO
1. Introdução 04
2. Objetivos 05
3. Procedimentos experimentais 05
4. Resultados e discussões 06
5. Conclusão 06
6. Referências 07
1. INTRODUÇÃO
Em nosso dia-a-dia utilizamos vários aparelhos elétricos onde são empregados circuitos com dois ou mais resistores. Em muitos destes circuitos utiliza-se uma Associação de Resistores. Existem algumas aplicações diversos resistores são ligados um em seguida do outro para obter o circuito desejado, como é o caso das lâmpadas decorativas de natal, um bom exemplo de associação de resistores em série.
Figura 1: Equipamentos interligados, formando resistências associadas.
Na associação em série todos os resistores são percorridos pela mesma corrente elétrica. Os resistores são ligados um em seguida do outro, existindo apenas um caminho para a corrente. A figura 2 abaixo mostra essa condição.
Figura2: Associação em série.
Para efeito de cálculos, em muitos casos será necessário descobrir como a série de resistores se comporta como um todo. Nestes casos utilizamos o conceito de resistor equivalente. Que é um resistor que tem as mesmas propriedades da associação, ou seja, uma resistência que seja a mesma do conjunto, esta resistência é chamada resistência equivalente e aplicando a Lei de Ohm (V=R.I) é possível calcular os valores de resistência, tensão e corrente do circuito.
Com a manipulação das formulas é possível