prontos
- Função do 1º grau – Pode ser classificada de acordo com o coeficiente, onde determina se a função é crescente, quando a > 0, ou decrescente quando a < 0, tendo variáveis independente e dependente e a lei de correspondência. O objetivo da função é relacionar para cada valor de x um valor para a f(x). O gráfico é sempre uma reta, possui no máximo uma raiz, onde valor de x torna o y = 0, para escrever a equação da reta, primeiro determina o coeficiente da reta, depois escreva a equação. A equação do 1º pode ser: afim, linear ou constante.
- Função do 2º grau – Tem variável de grau dois, ou seja, seu maior expoente é dois. Possui no máximo duas raízes ou zeros. O gráfico é uma curva denominada de parábola que, de acordo com o sinal do coeficiente a pode ter concavidade voltada para cima ou para baixo, apresenta intervalos de crescimento e decrescimento. As raízes da função do 2º grau são os pontos onde a parábola intercede o eixo x. Toda função do 2º grau terá domino, imagem e contradomínio. É calculado pela fórmula de Báskhara, possui ponto de inflexão chamado de vértice.
- Função exponencial – É uma relação entre duas grandezas que podem ser medidas numericamente, sua principal característica é que a parte variável representada por x se encontra no expoente, indica que a base elevada ao expoente precisa ser maior que zero e diferente de um. O gráfico é sempre uma curve suave, poder ser crescente ou decrescente a depender da base ou, apresentar intervalos de crescimento e decrescimento. Pode ou não possuir raízes (ou zeros).
- função racional – é obtida pela divisão de duas funções polinomiais, podemos entender a função constante como uma função polinomial de grau zero, seu gráfico apresenta duas formas bastante variadas em que destacamos pontos onde a função não é definida, bem como os diferentes assíntotas onde q(x) é diferente de zero, é a condição de sua existência.
Função Receita Manhã - F = 200q Tarde -F =