Pronto
R: Mercado competitivo é um mercado em que há muitos compradores e muitos vendedores de modo que cada um deles exerce um impacto negligenciável sobre os preços de mercado. Tipos de mercado: Monopólio - Um único ofertante e vários demandantes, é a pior forma deestruturação mercadológica do ponto de vista da economia, pois os preços são manipulados de acordo com o ofertante. (A prospecção de petróleo no Brasil através da Petrobrás ).
Oligopólio - Poucos ofertantes e vários demandantes, frequentemente a um bom número de competidores no mercado, mas não tantos para considerar cada um deles como tendo um efeito desprezível sobre os preços. Portanto também não é uma estruturação de mercado bem vista para nós economistas. A diferença prática em relação aomonopólio é uma maior dificuldade quanto à combinação de preços. Nesse tipo de mercado a incidência de carteis e/ou divisão do mercado é maior e até certo ponto comum - (Mercado de gases industriais, telefonia móvel e fixa, são bons exemplos).
Monopsônio - Vários ofertantes um demandante. A análise é semelhante ao do monopólio, mas com a ideia invertida, obviamente. No entanto, na prática o demandante estipula um preço máximo para compra do produto em questão – (ex: produtores de leite localizadosao redor de um laticínio).
2) O QUE DETERMINA A QUANTIDADE DE UM BEM DEMANDADA PELOS COMPRADORES?
R: Preço: Em relação ao preço podemos citar a lei da demanda: tudo o mais mantido constante, quando o preço de um bem aumenta, a quantidade demandada cai, a quantidade demandada de um bem aumenta quando o preço do bem diminui, resumidamente é o preço, renda, preços de bens relacionados, gostos, expectativas, número de compradores.